Se alguém bater em seu rosto, você oferece o outro lado??

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal, mas, se qualquer te bater
na face direita, oferece-lhe também a outra". (Mateus 5:39)

Este versículo passa para todo não-crente que o evangélico é um bobalhão, ingênuo, sem direito a se defender. Muitos do próprio meio cristão esconde sua covardia atrás deste versículo, certamente mal interpretado por ele e pelos que o cercam. Perdem o direito de defender sua família, e se demonstrar algum tipo de reação a alguma coisa errada ele é interpretado como "exaltado", "carnal", etc... Se o versículo acima deve ser enxergado ao pé da letra, de forma que até seus direitos são anulados para "oferecer a outra face", vejamos o que diz outro versículo que está na mesma seqüência do acima citado:

"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado no inferno". (Mateus 5:29)

Não acredito que nenhum irmão em sã consciência vá ensinar a auto-mutilação. Nosso corpo é templo de Deus e não podemos destruí-lo.

"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo...Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 3:17 e 6:19)

Portanto, considerar o versículo de Mateus 5:29 ao pé da letra se contradiz com o que Paulo ensina aos Coríntios sobre o templo de Deus, que somos nós. Então porque ter uma interpretação tão comum a Mateus 5:39? Pretexto para humildade?? Alguém ainda poderia contestar, dizendo: "-Mas irmão, nós devemos ser mansos...veja o exemplo de Jesus...suportou tudo calado..." Quem lê a Bíblia sabe que o Senhor Jesus não se calou diante de todas as situações que viveu. Quando presenciava coisas errôneas no templo, escribas e fariseus hipócritas, vendilhões no templo, etc..., não argumentou humildade ou mansidão, e não deixou de desmascarar os falsos religiosos de sua época.

Se gravarmos em nossa mente a imagem de um Jesus passivo a tudo, acharemos um absurdo ver nosso mestre derrubando mesas ao expulsar os ladrões que vendiam tudo na chamada Casa de Oração.

Não estou incentivando ninguém a tomar decisões de maneira abrutalhada, ignorante, nem estou fazendo apologia a violência. Fuja disso tudo. Fazer as coisas de cabeça-quente é fazer besteira pra se arrepender depois. Mas que cada cristão venha a refletir nos seus direitos com a sociedade. Somos cobrados em nossos deveres. Mas nos nossos direitos, apenas ouvimos que o crente "deve ser humilde". Isso nos causa indignação, pois se queremos aquilo que é certo, porque deveríamos aceitar o que é errado?

O fato de discernirmos que o Salmo 91 nos garante a proteção sob o esconderijo do altíssimo não impede que fechamos a porta bem trancada antes de dormir. Aprendemos que temos a proteção de Deus, mas não devemos tentá-lo, e ter precauções. O mesmo se dá em "oferecer a outra face". Aprendemos neste versículo que devemos ter um princípio de não querer se "vingar", ficar desejando mal ao nosso próximo, mas não de abaixar a cabeça e aceitarmos a injustiça, fingindo uma falsa humildade, amaldiçoando as escondidas. Como exemplo do nosso Senhor Jesus, o cristão deve ser sincero, honesto, reto e santo.

"Sede simples como as pombas, e prudentes como as serpentes". (Mateus 10:16)

"Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de fortaleza,
e de amor, e de moderação". (2 Timóteo 1:7)

0 comentários:

Postar um comentário