AS IGREJAS DE 1950 ERAM "MAIS SANTAS" QUE AS DE HOJE?


Dizer que chegou o fim das igrejas legalistas, eu não digo, pois no interior das grandes cidades ainda há muitas igrejas com estes manuais doutrinários, que tem em algumas mais valor que a Bíblia. Porém, muita coisa mudou, e eles mesmo admitem isso. Alguns tipos de proibições nem existem mais, mas outros ainda permanecem, como censurar uma jovem de outra denominação, por ela usar brincos, ou um batom leve, e ser taxada de "jezabel".
 
O problema é que muitos costumam a atribuir ao passado (50 anos atrás) uma imagem que as igrejas legalistas eram mais "santas", "cheias de poder", que eram "homens e mulheres exemplares", que "fizeram a igreja crescer", etc. Os que defendem os legalismos do passado costumam ler os versículos que falam do fim dos tempos, atribuindo a HOJE a visão escatológica do homem moderno (usando bermuda, camiseta) como o sinal dos falsos mestres, ou seja, que o fato de não estarmos debaixo daquele jugo doutrinário de 1950 é sinal dos tempos. Ora, porque atribuir a uma igreja que está a 1950 anos depois de Cristo um perfil de igreja primitiva, como se fosse nos tempos de Cristo?! Porque os versículos citados que "no final surgirão falsos mestres" não serve também para 50 ou 100 anos atrás?! Estamos no fim dos tempos, e qual a diferença desta expressão para cem anos atrás?! Logo, podemos também atribuir a estes versículos sobre os falsos mestres da seguinte maneira:
 
"Porque surgirão falsos mestres....(continuando na pregação nossa)...proibindo e criando leis, excluindo por preceitos de homens, condenando shampoo, perfume, sandálias, obrigando o uso do chapéu, etc..."
 
Porque não pode ser assim interpretado?! Porque temos a mania de redimir tanto as igrejas do passado? Os problemas sempre estiveram presentes em igreja de nosso século, como nas dos séculos passados. Se lemos a Bíblia, vemos casos de adultérios, fornicações, homicídios, traições, com homens que nem sonhavam o que era paletó e gravata, nem imaginavam um dia existir aparelho de TV.
 
Então conclui-se que a época e os avanços tecnológicos são amorais. Quem peca é o ser humano! Uma faca é um objeto amoral. Você pode usá-la para descascar uma laranja, como a mesma faca nas mãos de um homicida pode ser usada para matar alguém. Dizer que em 1950 os crentes eram mais "poderosos" e hoje está todo mundo mais moderno e por isso "mais pecador" é conversa de legalista que quer justificar as trapalhadas de sua igreja no passado. Basta ler a história destas igrejas, suas datas de fundação, e descobrirmos onde começou estas doutrinas. Se uma igreja foi fundada em 1930, por exemplo, e ela acredita piamente que suas doutrinas são as únicas certas, que santificam, etc, como fica o povo que viveu antes desta data?! Não havia salvação antes de 1930?!


"Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente". (Hebreus 13:8)

1 comentários:

  1. Parabéns por uma matéria tão explicativa e tão coerente com fatos e argumentações. Vejo que hoje enfrentamos dentro das igrejas outros tipos de problemas mais graves do que os chamados usos e costumes! Por exemplo: como as igrejas da teologia da prosperidade e que estão de mãos dadas com a nova ordem mundial estão influenciado outras denominações históricas e até pentecostais em seus ritos e dogmas? Vejo em minha cidade igrejas como a Assembléia de Deus que há alguns anos inventaram o Culto da Vitória que nada mais é do que um novo e diferente nome para o culto da prosperidade e a reunião dos empresários da Igreja Universal.

    ResponderExcluir