É errado o cristão casar com uma pessoa mais velha?!

"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado". (Provérbios 19:2)

Escrever coisas sobre a vida dos cristãos é algo extremamente delicado. Por isso procuro ao máximo, em todos os meus artigos, ter respaldo bíblico. Do contrário seria apenas mais uma mera opinião, como tantas outras que já lemos na internet. E as pessoas, mesmo cristãs, reagem de formas diferenciadas quando são confrontadas com textos que abordam áreas de sua vida. Uma das reações é procurar se orientar, ler mais a Palavra de Deus, e pensar mais nas consequências de seus atos. Outra reação, infelizmente, é o ódio!

Quando a pessoa é atingida em cheio com algo que vai contra os seus interesses pessoais, o fruto da carne mais comum é o ódio. Se os meus artigos fossem recheados de conselhos moralistas, como fazem alguns líderes religiosos, descrevendo aquilo que penso, com certeza seria lido e logo esquecido como mais um artigo para coleção de estudos religiosos. Mas como a Palavra de Deus é uma Espada Cortante, que vai até as juntas e medulas, há reações das mais diversas. Então vamos ao assunto.

Recebo por email, e nas redes sociais, perguntas sobre namoro, noivado e casamento. Fora as questões feitas pessoalmente na igreja, o que me faz estudar e pesquisar sobre estes assuntos. E as pesquisas são no intuito de dar uma resposta mais coerente com o que as Sagradas Escrituras nos orientam, ao invés de passar apenas aquilo que eu acho.

Em uma de nossas congregações, há um casal com uma diferença de idade 'gritante' (alguns chegam a perguntar se os referidos são "pai e filha", o que causa um enorme constrangimento), e eles, em uma das escolas dominicais, me fizeram a pergunta que gerou o título deste artigo: "É errado o cristão casar com uma pessoa mais velha?" Usar a palavra "velho" ou "velha" aqui parece um tanto 'chato', mas é o adjetivo comumente mais usado, no meio popular, para descrever uma pessoa com mais idade. Portanto não pense que a uso pejorativamente.

Então seria "errado", ou até mesmo "pecado", escolher alguém para casar, com uma considerável diferença de idade?! Para fazer uma afirmação desta eu teria que estar com capítulos e versículos bíblicos nas mãos, para embasar tal afirmação, o que não é o caso. A bíblia nada diz sobre casamento de casais com diferença de idades. Mas, por outro lado, a bíblia cita o casamento, e a razão do enlace matrimonial. Algumas coisas podem até não serem um "pecado", propriamente dito, mas também não são o que muitas vezes trarão uma felicidade plena na vida do cristão. Com certeza esta é mais um situação que está inclusa no que o apóstolo Paulo aconselhou: "Tudo me é lícito, mas nem tudo convém". (1º Coríntios 6:12)

Se o seu coração realmente está na pessoa, e não no que a pessoa possui, em questões materiais, com certeza jamais será errado, ou pecado. Isso jamais implicará na salvação, ou na sua comunhão com Deus. O que você deve pensar é no dia a dia da vida. É irresponsável quando o cristão casa de forma precipitada, e apregoa que casou rápido porque "Jesus já está voltando", e precisa "fazer a obra de Deus", sem pensar na vida da outra pessoa. 

Sim, Jesus está voltando! Eu creio! Eu também prego que perto está a volta do Senhor. Mas ele não disse quando, nem a que dia, nem a que horas. Por isso as pessoas tem que estudar, trabalhar, construir, enfim, seguir a vida normal, até o dia do arrebatamento da Igreja. Ter a certeza que "perto está o fim de tudo" não significa anular a vida, ou ter atitudes de cabeça que vão implicar vidas, famílias, filhos, etc.

Vamos a passagem bíblica, no Novo Testamento, que trata do casamento (USE A BARRA DE ROLAGEM, À DIREITA):

1 Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2 mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. 3 O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. 4 A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 

5 Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 6 Digo isto, porém, como que por concessão e não por mandamento. 7 Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele.  

8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. 

9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.  

10 Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; 11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.  

12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. 13 E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. 

14 Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 15 Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. 16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?  

17 Somente ande cada um como o Senhor lhe repartiu, cada um como Deus o chamou. E é isso o que ordeno em todas as igrejas. 18 Foi chamado alguém, estando circuncidado? permaneça assim. Foi alguém chamado na incircuncisão? não se circuncide. 19 A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus. 20 Cada um fique no estado em que foi chamado.  

21 Foste chamado sendo escravo? não te dê cuidado; mas se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade. 22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo. 23 Por preço fostes comprados; mas vos façais escravos de homens. 24 Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.  

25 Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. 26 Acho, pois, que é bom, por causa da instante necessidade, que a pessoa fique como está. 27 Estás ligado a mulher? não procures separação. Estás livre de mulher? não procures casamento. 

28 Mas, se te casares, não pecaste; e, se a virgem se casar, não pecou. Todavia estes padecerão tribulação na carne e eu quisera poupar-vos. 29 Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; 

30 Os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; 31 E os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa.  

32 Pois quero que estejais livres de cuidado. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor, 33 Mas quem é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar a sua mulher, 34 e está dividido. A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem santas, tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. 35 E digo isto para proveito vosso; não para vos enredar, mas para o que é decente, e a fim de poderdes dedicar-vos ao Senhor sem distração alguma.  

36 Mas, se alguém julgar que lhe é desairoso conservar solteira a sua filha donzela, se ela estiver passando da idade de se casar, e se for necessário, faça o que quiser; não peca; casem-se. 37 Todavia aquele que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas tendo domínio sobre a sua própria vontade, se resolver no seu coração guardar virgem sua filha, fará bem. 38 De modo que aquele que dá em casamento a sua filha donzela, faz bem; mas o que não a der, fará melhor.  

39 A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. 40 Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.

(1º Coríntios 7:1-40 - Bíblia Sagrada, João Ferreira de Almeida Atualizada)

Como vemos no texto bíblico acima, o casamento não é somente casar e ponto final. Há o cotidiano, o sexo, os planos, ossonhos de cada pessoa, as diversas diferenças no pensamento,  a chamada 'compatibilidade de gênios', as discussões (que seria ingenuidade imaginar que não existirão). O casal cristão pode ser o mais consagrado, orar todos os dias fervorosamente, mas "a chuva cai sobre justos e injustos" (Mateus 5:45)

O "jugo desigual" não pode ser relacionado somente ao cristão não se casar com um incrédulo, como normalmente pregamos, mas também em se envolver numa desigualdade que, a longo prazo, pode se transformar em um jugo! Achar que somente a oração e os fatores espirituais irão resolver tudo, é fruto de uma imaturidade cristã. Vejamos abaixo um excelente conselho do Senhor Jesus:

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar". (Lucas 14:28-30)

Em nenhuma parte deste versículo o Senhor nos ordena a orar e determinar, e ter fé, que 'a torre será edificada', independente de se ter ou não condições, e que "o fogo vai descer", e "vai acontecer", etc... Muito pelo contrário, há uma clara advertência contra ser uma pessoa inconsequente. Logo, se você vai constituir uma família, edificar um lar, deve pensar e calcular todas as coisas. Ter fé não é simplesmente atirar no escuro e depois ver o que aconteceu. Ter fé é saber que, com um coração sincero, preocupado com a vida do seu semelhante, saber que Deus está a frente de todas as coisas, e imaginar se você aceitaria a mesma situação relacionado a seu pai ou a sua mãe.

Como já afirmei, me refiro a esta situação quando a diferença de idade entre os cônjuges é demasiadamente grande. É difícil imaginar uma pessoa ter por outra, já idosa, um "amor arrebatador". Em alguns casos beira o ridículo. E estranho é que quase sempre a pessoa mais velha da história possui muitos bens, é um empresário ou empresária, ou seja, uma pessoa bem sucedida na vida. Quase nunca a pessoa mais velha é pobre.
Ser mercenário(a) é um grave pecado!

Não estou generalizando, afirmando que casamentos com diferenças de idade sejam por interesses. Realmente há pessoas que gostam de pessoas com mais idade, pela maturidade. Uma mulher jovem, por exemplo, poder ter a mente de uma pessoa que parece ter mais idade, pela seriedade e compromisso, e a forma como vê a vida. E vice-versa.

Atualmente há uma maior aceitação social para casais com diferença de idade. Mulheres usam cremes, fazem dietas, mantém a forma, o que assustam quando revelam a idade. Homens pintam o cabelo, frequentam academia, e provam a cada dia também que a idade está na cabeça. Uma estética bem cuidada também influencia demais. O amor próprio é algo que, indiscutivelmente, rejuvenesce.

Há pessoas que, a primeira vista, parecem ser feias, e com a amizade, com a simpatia e compreensão que tem, se tornam pessoas lindas. De contrapartida há pessoas novas, que esteticamente parecem lindas, mas que ao conhecê-las melhor, se tornam horrorosas. São pessoas ranzinzas, invejosas, fofoqueiras, encrenqueiras, piores que uma pessoa com mais idade. Tudo isso deve ser avaliado, antes de alimentar um preconceito com alguém que tem mais idade.

Finalizando, afirmo o que repito em vários dos meus artigos: o cristão não vive uma regra moral coletiva. O cristão não vive de regras, e sim de princípios. Precipitação, julgamentos errôneos, generalizações, preconceitos, acepção de pessoas, são pecados terríveis, mas que muitos parecem perdoar mais do que outros pecados taxados no estatuto interno de algumas denominações religiosas.

Tenha em seu coração um sentimento sincero pelo seu próximo e avalie tudo sempre, para que você faça as suas escolhas sem pensar apenas em estabilidade financeira. Casar com uma pessoa que não é tão rica, mas que trabalha honestamente, pode trazer mais felicidade do que escolher um "bom partido" (como muitos aconselham) e depois viver uma vida infeliz.

"O amor é paciente, é benigno...não procura os seus interesses...não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade". (1º Coríntios 13:5,6)

 ADD Pr Denis - CLIQUE AQUI
Denis de Oliveira é pastor da Assembleia 
de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.



COMPARTILHE:

ESCREVA A SUA OPINIÃO:

0 comentários:

Postar um comentário