É errado o cristão ir assistir os fogos de Ano Novo?!


Toda vez que afirmamos "não pode", observamos uma situação com análise de censura. E toda vez que afirmamos "não devemos", observamos uma situação com análise de princípios. Censura é o ato ou efeito de censurar. Também pode ser sinônimo de repreensão ou reprimenda. 

Além disso, a censura é uma conhecida forma de restrição da liberdade e do conhecimento, normalmente exercida por um regime ditatorial. Ter princípios significa termos atributos morais e éticos que pautam a nossa conduta como ser humano. O cristão vive de princípios, principalmente bíblicos, e não de regras.

Há algumas décadas, quando os evangélicos ainda engatinhavam no crescimento aqui no Brasil,as igrejas cristãs mais liberais eram alvos de duras críticas dos crentes mais rigorosos em suas "doutrinas". As denominações que não proibiam usar bermuda, camiseta, ou a mulher usar calça comprida, e mais uma série de proibições, eram consideradas igrejas "sem doutrina", da "porta-larga", "mundanas", e mais uma lista de adjetivações pejorativas que condenavam taxativamente os crentes que não se adequavam aos moldes doutrinários das igrejas legalistas.

No entanto, com o passar dos anos, com o crescimento vertiginoso da igreja evangélica no país, muitos líderes e pregadores reformaram seus discursos sobre "santidade", e no vale-tudo para atrair mais ovelhas (principalmente os jovens), para o rol de membros, abriram mão de inúmeras proibições, que antes eram considerados requisitos relevantes para se entrar no céu. O que antes era "mundanismo", agora dá lugar a uma nova compreensão para situações antes nunca abertas ao diálogo.

Um exemplo que corrobora o que digo é o fato de algumas igrejas, notoriamente conhecidas como rigorosas em seus requisitos para ser um membro batizado na águas, liberarem as mulheres para usar calça comprida no trabalho e/ou na escola. A proibição da mulher usar calça em muitas destas denominações religiosas é baseada em argumentos da mulher "não mostrar as curvas", ou seja, não sensualizar. Então agora a mulher pode ter sensualidade no trabalho ou na escola?! 

Outra argumentação remete ao Velho Testamento, na Bíblia, quando o versículo de Deuteronômio afirma: "Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus". (Deuteronômio 22:5)

Então, para muitos destes irmãos, a calça comprida é uma vestimenta exclusiva para homens. Mas espere aí, nesta época, que o texto bíblico foi escrito, não existia calça comprida! Eram somente as túnicas e mantos. E existem as calças exclusivas para mulheres, e as que são para homens. O corte, o estilo, o desenho é totalmente diferente uma da outra. 

E mais: no versículo 8, logo abaixo, sem separações por título, a Palavra de Deus também adverte: "Quando edificares uma casa nova, farás no teu telhado um parapeito, para que não tragas sangue sobre a tua casa, se alguém dali cair". (Versículo 8)

Algum destes pregadores ensinam também esse versículo? Ora, ele vem logo depois do que fala sobre os trajes! Constroem eles parapeitos nas suas casas?? Óbvio que não. Vê-se claramente que são versículos isolados que embasam proibições que mudam de 20 em 20 anos.

Mas por incrível que pareça, mesmo muitas destas igrejas terem inúmeras proibições que se tornaram obsoletas, ainda assim continuam chamando outras igrejas de "mundanas" e "sem santidade", por ainda manterem outras proibições, que com certeza terão seu fim daqui a alguns anos. 

Essa artimanha, de esculachar outras igrejas, é antiga, e revela o medo que algumas lideranças tem de perderem membros para outras denominações. No íntimo muitos sabem que nenhuma destas proibições influenciam em nada na santidade cristã.

Algumas denominações evangélicas proibiam, até os anos 1960, usar sandálias, mascar chicletes, beber refrigerantes, usar sandálias, ter/ouvir rádio, ter/assistir televisão, uso obrigatório do chapéu, e mais uma enorme lista de regras que hoje foram esquecidas e eliminadas dos seus estatutos internos. 

Atualmente, no afã de envernizar as regras de "santidade" em suas igrejas, alguns líderes apresentam as suas novas "fórmulas" para o cristão ser "diferente do mundo". Esquecem das milhares de pessoas que foram advertidas, suspensas e excluídas de comunhão por dogmas que hoje nem eles atenderiam.

As cantinas das igrejas vendem refrigerantes "pecaminosos". O cristãos andam sem o chapéu. Se existisse uma "máquina do tempo" e um líder deste retornasse aos anos 1950/60, ele seria severamente expulso de sua própria congregação.

Essas liberações, que ocorrem em muitas destas igrejas ditas rígidas, nos mostram a falta de fundamento bíblico que a maioria das proibições tem. É preocupante quando um líder se torna um "censor", criando e divulgando censuras, afetando famílias, jovens, dividindo opiniões, lares, criando mais apostasia do que fé. 

Ainda hoje é difícil ganhar jovens para Cristo, haja vista a dificuldade que o povo tem de desassociar um evangélico a imagem ridícula de um religioso cafona, alienado da sociedade, e desprovido das boas coisas da vida. O estereótipo antigo de "crente" (saião, cabelão, paletó, gravata) está impregnada na mente da maioria dos que nunca se converteram. 

O que mais impressiona é como as pessoas se submetem tão facilmente a estas proibições. Basta o pregador pular, sapatear, suar a camisa, citar alguns versículos, e pronto, o que ele pregou foi "Deus falando" através de sua boca, proibindo alguma coisa. 

Como muitos não gostam de ler a bíblia, de estudar a Palavra de Deus, tornam-se presas fáceis de líderes que tem o interesse de manter um rebanho fiel em suas congregações. Se ao menos se espelhassem nos crentes bereanos, não seriam ludibriados tão facilmente.

"Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim". (Atos 17:11). Veja que bênção! Os crentes de Beréia conferiam nas Escrituras tudo que era pregado, e aí sim aceitavam. E foram mais nobres que os de Tessalônica. Paulo e Silas não se sentiram ofendidos pelo fato dos bereanos conferirem na Palavra o que eles pregavam. Muito pelo contrário, isso demonstrava uma busca sincera pela verdade.

Se alguns versículos embasam tão facilmente tantas proibições, eu também vou criar algumas "doutrinas" em minha igreja. Vamos lá.... Usar camisa roxa é pecado, sabe porque?? Porque a bíblia diz que "Tudo vos é lícito, mas nem tudo me convém". (1º Coríntios 6:12). Viu como eu "provei" que usar camisa roxa é pecado?!  

Coçar a cabeça com a mão esquerda é pecado. Sabe porque?? Porque a bíblia diz "Sede santos como santo é o nosso Deus". (Lv 11:44). Viu como eu "provei" que coçar a cabeça com a mão esquerda é pecado?! Será que eu "provei" ou usei versículos isolados, que podem ser usados para proibir um monte de coisas?!

O mesmo muitos falam sobre a festa de réveillon. Se você deseja passar o ano novo na igreja, amém. Isso é entre você e Deus. Vejo a festa de virada de ano como uma festa de aniversário, uma celebração comum. Não vejo diferença (exceto se o cristão assim o deseja) entre passar o ano novo na igreja de joelhos ou ir ver os fogos. 

Se a alegação for sobre a bagunça, o perigo, aí até entendo. Realmente devemos ter muito cuidado, pois este é um evento em que muitas pessoas estão alteradas, pela bebida, ou até drogas, e o cuidado deve ser redobrado. O aconselhável, para ir ver os fogos da virada, é sempre saber escolher o lugar que você vai ficar. 

Nem todos os espaços para ver os fogos ficam tão aglomerados. Até mesmo nas praias do Rio de Janeiro há lugares onde o ambiente é bem mais familiar, e o cristão não precisa ficar embolado no meio de um monte de pessoas que estão descontroladas, eufóricas.

O cristão verdadeiro é cristão em qualquer lugar que ele estiver. Não se deixa levar por emoções contagiantes, pois se ele foi liberto, verdadeiramente ele foi livre. O seu alicerce é Cristo. O seu pensamento, seja em um aniversário, lua-de-mel com a sua esposa, réveillon, ou qualquer outro tipo de lazer, é ter a mente de Cristo, servir e adorá-Lo. No versículo tão usado para proibir um monte de coisas, está a resposta para a liberdade cristã, pois o apóstolo Paulo nos deixa claro:

"Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". (1º Coríntios 6:12b)

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.

COMPARTILHE:

ESCREVA A SUA OPINIÃO:

0 comentários:

Postar um comentário