É errado o cristão celebrar o Natal?!


Chegamos ao fim do ano e novamente a polêmica surge no meio do povo de Deus: Afinal podemos ou não comemorar o Natal com a família, com troca de presentes, guloseimas, etc?! Artigos e estudos religiosos aparecem apresentando suas razões para rejeitar esta festa que ocorre em 25 de Dezembro, que tem a tradição de dizer que nesta referida data ocorreu o nascimento do Senhor Jesus Cristo. 

Realmente ninguém sabe ao certo a data. Se fizermos uma pesquisa veremos que as enciclopédias nos informam que a data do nascimento de Jesus Cristo ainda não foi satisfatoriamente reconhecida. Agora, diante deste fato, estamos proibidos de comemorar o natal? Será um pecado celebrar o Natal pelo fato de não termos a data correta?! 

Muitos irmãos, que vieram de algumas cidades de roça, do interior, fizeram seus registros de nascimento em datas bem posteriores ao seu nascimento, devido a ausência de cartórios em suas cidades, ou pela condição precária de locomoção, etc. Porém isso não impede que hoje comemorem seus aniversários, mesmo conscientes que aquela não é a data certa. 

Ora, estariam eles impedidos de realizar uma festa pelo simples fato de não terem a data certa do nascimento? Talvez você diga: "-Ah, mas com relação a Jesus é diferente..."  Porque?? O intuito do seu coração não é o de honrar ao Senhor pelo seu nascimento ocorrido a mais de dois mil anos?! Ou mesmo que tivéssemos a data certa, qual seria o propósito?!

Outros preferem atribuir a festa de natal a uma comemoração pagã, relacionando a "árvore de natal" e o "papai noel" a entidades demoníacas e objetos de magia negra, etc. As festas de aniversário também tem origem pagã. Como todos sabemos, os dois únicos aniversários que a Bíblia menciona são de pagãos, o Faraó do Egito (Gênesis. 40:20) e o Rei Herodes (Mateus 14:6). Deveríamos então por isso rejeitar também as festas de aniversário?!

Vejamos a origem da festa de aniversário:

"Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia tem uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro..." (Schwäbische Zeitung , suplemento Zeit und Welt, de 3 de abril de 1981, p. 4)

"O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos...Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares de templo de Ártemis...As velas de aniversário, na crença popular, são dotados de magia especial para atender pedidos...Velas acesas e fogos sacrificiais tem um significado místico especial desde que o homem começou a erigir altares para seus deuses...Originalmente, a idéia enraizava-se na magia..."  (The Lore of Birthdays, de Ralph e Adelin Linton, p. 8, 18, 20)

Agora responda: Quem hoje em dia, principalmente um cristão,  faz festa de aniversário neste propósito?! Ora, se os argumentos para rejeitar a festa de natal é devido a sua origem pagã, então a festa de aniversário deveria ser do mesmo modo rejeitado, pois como vimos, aniversários também tem sua origem no paganismo.

Embalsamar pessoas após a morte também era um costume pagão. No entanto, Jacó e José eram servos de Deus, mas quando Jacó faleceu José mandou embalsamá-lo (segundo costume dos egípcios pagãos), e mais tarde o próprio José foi embalsamado. (Gênesis 50:2,3,26).

Pesquisas já revelaram que as alianças de noivado e casamento, além do próprio ritual do casamento, tem a sua origem no paganismo.  

"No caso dos casamentos dos faraós, no Antigo Egito, também se trocavam anéis, que simbolizavam a eternidade e o infinito. Além disso, todos os anos renovavam os seus votos de amor e trocavam os anéis por outros novos.

Esta tradição tinha na sua origem pagã uma conotação sexual, em que a ação de colocar o anel significava uma penetração.

As alianças também estiveram presentes nas tradições da Grécia e Roma Antiga. No caso dos romanos, eles acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava a “veia do amor”, que estava diretamente ligada ao coração, e este ainda é hoje o dedo usado para levar a aliança.

A partir do século IX, a Igreja Cristã adaptou as alianças como símbolo da união e fidelidade entre os casais, e o próprio fabrico destas em ouro foi motivado pela Igreja para aumentar o seu simbolismo"
. [1]


Sem falar do ritual de jogar o bouquet, a noiva usar somente branco, jogar arroz, e todo o ritual do casamento não difere em nada do rito de outras religiões. Como fica esta situação?! Não usaremos mais as alianças, ou não faremos mais cerimônias de casamento, porque no passado era um ritual pagão?! Ou como muitos crentes preferem afirmar em alto e bom som: "O crente deve ser diferente", no ritual do casamento, em que se está sendo "diferente do mundo"?! No entanto, o Natal é condenado por cristãos que, até pouco tempo, não viam mal nenhum.

Dizer aos filhos que Papai Noel existe é pecado?

Como escrevi sobre a páscoa em outro artigo, torno a repetir: Na escola as crianças ouvem diversos contos, que desenvolvem o raciocínio. Cinderela, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos, rapunzel, a bela adormecida, a cigarra e a formiga, branca de neve, etc... Iremos tirar nossos filhos da escola por isso? As crianças acreditam nestes contos, e quando vão crescendo, claro, amadurecem, como acontece com a credibilidade no "papai noel". 

Quando uma criança pergunta aos pais de onde vem os bebês, será que a mãe deveria rasgar a verdade e dizer: "-Olha, eu e seu pai vamos para a cama, e temos uma relação sexual maravilhosa, desse jeito, e desse jeito também, e fazemos assim também, e aí veio a gravidez, e você nasceu..." Ou será que nós respondemos com alguma "mentira", que ela veio num "avião" ou "cegonha", ou de outro jeito, que evite a todo custo usar a palavra sexo para as crianças???

Não vejo nenhum mal em crianças acreditando num conto de natal, ou de outros contos tão bonitos. Isso não pode ser encarado como um ato "anticristão". Senão, todos os pais cristãos deveriam tirar seus filhos da escola, tirar a TV de casa, isolar do mundo, e lhes contar toda a vida como ela é, nua e crua, sem desviar o assunto. Estaria correto estragar toda uma infância?!
Se alguns acham errado celebrar o natal, então não aceitem também o 13º salário, pois é um "abono de natal".

"Instituída no nosso ordenamento jurídico pela Lei nº 4090/62, a gratificação natalina, mais conhecida como décimo terceiro salário, tornou obrigatório um costume, típico de diversas empresas no país, e que era caracterizado, até então, pela liberalidade dos empregadores". [2]

Assim como os aniversários, a festa de natal para nós tem outro sentido, outro significado. Se você vai comemorar o natal ou não, é uma decisão sua. Só quero deixar bem claro que não há nenhum respaldo bíblico para se proibir alguém das festas de fim de ano. [1] Casamento; [2] 13º Salário.

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados. Estas são sombras das coisas futuras; a realidade, porém, está em Cristo". (Colossenses 2.16-17)

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.

COMPARTILHE:

ESCREVA A SUA OPINIÃO:

0 comentários:

Postar um comentário