É errado o cristão ter uma arma em casa?


Este artigo não tem o objetivo de fazer apologia ao uso de armas, mas de refletirmos sobre o direito de cada cidadão a ter a sua legítima defesa. Quero deixar bem claro a todos os meus amados irmãos em Cristo que, como pastor, jamais defenderei o "andar armado" pelas ruas. Até porque se você não é alguém autorizado pelas leis do nosso país para tal, estará totalmente errado. Nossa segurança está em DEUS! Porém, faço apenas uma pergunta: se trancamos as portas de casa, se colocamos alarmes nas portas, principalmente em comércios, se soltamos cachorros no quintal, e colocamos grades nas janelas, porque é proibido o cristão ter uma arma legalmente em sua residência?!?!

Para se comprar uma arma, é feito um cadastro da pessoa com o número de registro. Ninguém chega numa loja e compra armas como quem compra um quilo de batatas num supermercado. A arma é registrada no nome do comprador, e o exame de balística (feito na bala após o tiro) identifica a arma que efetuou o disparo. Logo, bandido não compra arma em loja. É o cidadão comum que compra na loja, para sua legítima defesa. As armas do crime são comercializadas ilegalmente. O grande problema da violência e crimes com armas de fogo não é o comércio legal das armas, e sim o comércio ilegal. Uma faca também é uma arma, uma arma branca, se o seu intuito for o de tirar a vida de alguém. Muito antes de existir qualquer tipo de arma, Caim matou Abel, e foi o primeiro homicídio sobre a face da terra. Armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas.


Um dos discípulos de Jesus, Simão Pedro, carregava sua espada na cintura. Jesus nunca o mandou retirar ou jogar fora. Apenas o reprovou quando ele fez um mal uso, arrancando a orelha do soldado Malco quando este foi prender o Mestre. O Senhor explica a Pedro que aquilo já estava previsto acontecer, e que ele não poderia impedir a profecia do seu cumprimento. Este foi o único momento em que Jesus reprovou o uso da espada por Pedro. Porque o Senhor nunca falou nada com ele antes?! Seria natural que, andando ele o tempo todo ao lado do Senhor Jesus, logo viesse a advertência: "-Pedro, o que você faz com esta espada?...Joga isso fora....Você é meu discípulo". Mas ao invés disso o Senhor apenas disse:

"Mas Jesus disse a Pedro: Mete a TUA ESPADA 
na bainha; não beberei eu do cálice que o Pai me deu?" 
(Evangelho de João 18:10,11)

Veja bem, Ele não mandou Pedro jogar a espada fora. Apenas disse para Pedro a guardar de volta na bainha, pois ele tinha que beber daquele cálice. E para Pedro ter a precisão para arrancar a orelha de um soldado, há aqui duas coisas a se reparar: além da espada estar muito bem afiada, Pedro, com certeza, treinava constantemente. O que percebemos é que aquela arma (a espada) parecia impor respeito em outras ocasiões. 

Quantos cristãos, no objetivo de impor algum respeito, selam amizades com autoridades policiais, e fazem questão de deixar explícito, publicamente, afirmando que são amigos de "fulano" e "beltrano"?! O único propósito disso tudo é a intimidação. Com isso deixam subentendido que, se eles não "fizerem" alguma coisa, seus "amigos" podem até tomar as dores, em nome da amizade. Ou seja, fazem o pior, pois ao invés dos seus problemas estarem "nas mãos do Senhor", como tanto aconselham, estão nas mãos de pessoas mundanas, que não tem nenhuma ligação com a obra de Deus.

A preocupação do ser humano em andar segundo as regras de sua religião, muitas vezes rouba-lhe uma fé mais sincera, mais verdadeira. Na grande maioria das vezes as pessoas mudam de hábitos não porque realmente desejaram, mas porque alguém da igreja assim o aconselhou. Há conselhos que são bons, quando, na incerteza e insegurança, alguém procura dialogar com quem tem mais experiência na jornada cristã, e assim toma uma decisão mais sensata, quando testifica também em seu coração. 

Mas quando estes "conselhos" se transformam em imposições, censuras, proibições, que são empurrados goela abaixo, sem o direito a questionamentos, cria-se então o fanatismo religioso, demagogias, hipocrisias, onde se "coa um mosquito e engole-se um camelo". Resumindo: muitos não tem mesmo uma arma em casa, mas os seus lábios são um túmulo aberto. A língua, de muitos, é pior do que uma arma de fogo, suas palavras são piores que o disparo de um revólver. 

Muitos alegam ainda que "ter arma em casa é um perigo". Isso porque já ocorreram inúmeros casos de jovens que acharam a arma do pai em alguma gaveta, e realizarem peripécias, como levar para a escola, e muitas chegarem a consequências trágicas. Ter uma arma em casa, deve-se ter os mesmos cuidados para não cair em mãos erradas, ou de crianças, quanto a de produtos químicos, alertados nos comerciais na televisão. Não podemos atribuir a irresponsabilidade de alguns ao fato de não poder ter arma em casa, ou então será pecado também comprar cloro, ácidos, e outros produtos químicos de limpeza que fiquem ao alcance das crianças.

O maior problema do Senhor Jesus sobre a terra foi justamente com os religiosos, que ao invés de se preocuparem com o amor ao próximo, em ajudar o semelhante, apregoavam os seus achismos, os dogmas de seus templos. A bíblia foi escrita muito antes de existirem as armas de fogo, e os homicídios já aconteciam. O que muda uma pessoa, o que a transforma em uma nova criatura, não é o fato de se ter ou não um objeto, uma arma, uma faca, uma espada, uma pedra, mas no que está posto o seu coração. Não são fatores externos que transformam a pessoa em mais ou menos santa que outra. Se um cristão tem consciência que os cães ferozes em seu quintal podem matar um ladrão, qual a diferença de uma arma de fogo, que ele pode apenas dar um tiro pra cima? Ele terá mais controle sobre os cães?? Que cada irmão venha a tirar as suas conclusões e ter as suas escolhas, daquilo que é melhor para o seu lar, a sua família, a sua segurança, sem que ninguém apenas diga que é errado.

"Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos 
da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo". 
(1º Timóteo 5:8)

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.

0 comentários:

Postar um comentário