É ERRADO BATIZAR NAS ÁGUAS PESSOAS QUE NÃO SÃO CASADAS COM CERTIDÃO?

Deixo claro ao amado irmão que lê este artigo, que jamais aceitarei casais de jovens que vão morar juntos, brincando de casar, e depois simplesmente acabam com o "amor", (tendo condições de se casarem oficialmente), e partem para outra, como se estivessem num término de namoro. Particularmente acredito que nem o namoro possa ser levado irresponsavelmente, haja vista que o cristão deve namorar com o propósito único de chegar ao casamento, e não convém ao servo de Deus namorar e terminar inúmeras vezes, em curtos espaços de tempo. 

Apenas fiz a comparação, pois o casamento, óbvio, é algo muito mais sério que o namoro. O pecado de fornicação é real, e quem quiser ter uma vida abençoada deve buscar o casamento, e não o ajuntamento. Porém, o objetivo deste artigo é ressaltar que existem problemas de casais que estão unidos a mais de 20 anos, com filhos, e o casamento no papel não sai, pois um dos cônjuges geralmente está preso a papéis de antigas separações, do tempo em que casaram antes de se tornarem cristãos. 

Principalmente se vieram de cidades do interior, onde nada ainda é informatizado. Daí algumas igrejas não permitem o batismo nas águas, pois o casal, em tal situação, não é considerado casado.

Pois bem, se a igreja acha certo que só pode ser batizado quem estiver com os papéis em dia, então algumas pessoas que saem do Brasil, e querem obter mais rapidamente dupla cidadania, (chegando lá muitos casam-se com uma pessoa arranjada na hora, também com o mesmo objetivo), e assim casam-se. Como é o caso, por exemplo, para se obter mais rapidamente o "greencard" nos EUA. Neste caso, a igreja batiza o indivíduo? Ou não?? Afinal, nos papéis ele está casado "direitinho", como a igreja exige! 

Mas aí a explicação para o "não batismo" do indivíduo que casou falsamente nos EUA, é não somente pela mentira, para se obter a permissão de morar no país, como também é dito que no coração ele não casou de verdade. Correto. Concordo com esta posição. Mas e o casal que tens filhos, estão unidos a décadas, e não conseguiram tirar a certidão de casamento? Não casaram no coração?! Em uma situação o coração é importante, e em outra, não?

E o batismo nas águas ocorrido em presídios? O presidiário não está ainda no papel como criminoso e cumprindo pena? Ou seja, ele ainda não tem uma certidão de isento da condenação que lhe foi imputada. Seguindo a mesma linha de pensamento da razão de não se poder batizar alguém que ainda não é casado no papel, com a devida certidão, o preso também está em posição errônea diante da sociedade, assim como quem vive junto e não casou oficialmente!

Porque o presidiário pode se batizar e um casal que ainda não tirou o registro não pode??? Não que eu seja contra o batismo dos presos que se convertem. Muito pelo contrário, acho um trabalho lindo! Os presos tem mesmo que ser evangelizados e batizados. Não sou contra! Faço aqui apenas uma comparação, já que o PAPEL é a razão de alguns líderes não batizarem pais de família que ainda não regularizaram a papelada burocrática perante a sociedade. Diante deste fato, percebe-se que nada tira o direito de batismo nas águas para aqueles que ainda não se encontram casados "no papel".

Acredito que a pergunta a seguir trará a resposta a toda esta polêmica: Quais são os requisitos bíblicos para se aprovar o batismo nas águas? No início dos evangelhos, João Batista surge pregando e batizando no deserto. Quais eram as burocracias de João Batista para batizar aquelas pessoas nas águas, logo ali, no meio do deserto?! Papéis? Documentos? Certidões? A questão, amado e querido leitor, era o "arrependimento"!!! 

Não há como exigir, mesmo daqueles que estão com todos os documentos em dia, uma certidão de arrependimento. O coração não imprime papel. Ou seja, mesmo que a igreja contemporânea tente ficar imaculada, exigindo documentos como requisitos para batismo e outras liturgias eclesiásticas, sempre ficará na dúvida se uma pessoa realmente poderia ou não ter sido aprovada. E as decepções, como nós cristãos maduros sabemos, são muitas! 

Não é um pedaço de papel que redime do pecado! Mas o Sangue de Jesus Cristo, derramado lá na cruz do calvário. Este sim, nos redime de todo o pecado! E nisto podemos ter a plena certeza!!!

"Ai dos que decretam leis injustas"(Isaías 10:1)

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.


Fique a vontade para colocar o artigo em seu 
site, blog, desde que citado o autor e a fonte.

0 comentários:

Postar um comentário