VOCÊ ESTÁ NA PORTA ESTREITA OU NA PORTA LARGA?


"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que
conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela"(Mateus 7:13,14)
 
Muitos apologistas do legalismo, citam constantemente em seus discursos, as palavras "porta estreita e porta larga", referindo-se as doutrinas (dogmas) de suas igrejas, em relação a usos e costumes. Acredito que realmente se o cristão não se esforçar em entrar pela porta estreita, entrará pela porta larga, a que conduz a perdição. Mas o que seria esta "porta larga"?? E em que sentido se entra na "porta estreita"?!
 
Entende-se que estreito é algo de pouco espaço, que se passa por ali, no mínimo, com dificuldades. Tem que haver um certo esforço. Ou seja, não é fácil. Se fosse fácil, não seria uma "porta estreita". Vamos supor,por exemplo, que eu seja uma pessoa que estivesse bem acima do meu peso, e tentasse passar por umaporta estreita. Eu conseguiria?? Dificilmente. O que eu teria que fazer, então? Trocar as minhas vestes? Mudar meu tipo de roupa?? Não! Isso não resolveria nada! Eu ficaria do mesmo jeito sem conseguir passar pela estreita porta! Eu teria que mudar de dentro para fora! Comer menos, emagrecer, perder peso, não viver mais do jeito que eu quero, comendo de tudo, mas negar a mim mesmo, deixar de lado as minhas vontades, ser um novo homem! Aí sim, passaria pela porta estreita!!!
 
O que você me diz de uma religião que, para fazer parte dela, não precise modificar o caráter, pode continuar a fazer fofocas, caluniar o próximo, falar mal de todo mundo, ser arrumador de confusões, invejoso, interesseiro, mentiroso, falso, etc, mas que, cumpra os requisitos: não pode usar bermuda, não pode usar camiseta, não pode ir a praia, a mulher não pode usar calça (mesmo decente), não usar brinco, etc. Daí pode ser batizado nas águas, ser membro, e ser até do ministério! Me responda: esta é uma porta estreita, ou é uma porta larga???
 
Para entrar na porta estreita, eu tenho que negar a mim mesmo, negar as minhas próprias vontades! "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me"(Marcos 8:34) Se a pessoa mente, faz fofoca, etc, ela está negando a si mesma?? Claro que não! Me impressiona como algumas igrejas exigem tanto com relação aos seus dogmas, suas "doutrinas", seus usos e costumes, a ponto de inúmeras pessoas serem punidas, disciplinadas, suspensas, chamadas em gabinete, e até excluídas da comunhão, mas os fofoqueiros, falsos, mentirosos, continuam lá, sem nada acontecer com eles.
 
Vê-se então que é fácil ser membro destas igrejas. Basta se adaptar aos usos e costumes, e continuar sendo a mesma pessoa que você era no mundo! Fofoqueiro, mentiroso.... Você só muda o exterior! Certa vez eu estava na casa de um amigo, e ouvi um comentando: "-Ah, se eu não contasse uma mentirinha lá no meu trabalho, eu seria mandado embora!" Para este irmão, que eu conhecia, usar uma bermuda ou camiseta era o fim do mundo!!! Mas mentir não. Ora, irmão, a porta é estreita! A porta não é estreita com relação a roupas não! Mentir é pecado! Mentiroso é filho do diabo!!! (João 8:40) 
 
O que tem acontecido, na verdade, é que as pessoas tem aprendido um outro evangelho! Um "Evangelho Segundo a Igreja x", onde não pode isso, não pode aquilo, mas pode continuar sendo uma pessoa suja, ignorante, sem amor ao próximo, mal educado, fofoqueiro, etc. Um evangelho fácil de se seguir! Não tem que fazer esforço nenhum, nem negar a si mesmo, mas respeitar as regras da denominação! Uma porta realmente muito, muito larga!!!
 
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia"(Mateus 23:27)

0 comentários:

Postar um comentário