RETIRO DE CARNAVAL - O cristão é obrigado a ir?!


Quando eu ainda fazia parte da mocidade foi anunciado o "Retiro de Carnaval". Se trata de uma excursão para ficar fora do centro da cidade nos dias de folia. Ninguém era obrigado a ir, até porque havia os irmãos que trabalhavam, etc. Mas em quase todos os sermões e conselhos, tudo apontava para uma só opinião: tinha que ir. Se algum dos "x-9" do pastor descobrisse que você sem motivo não foi ao retiro, não havia disciplina, mas desprezo, com certeza. Se você fosse reclamar, por exemplo, da folha do hino que não veio na sua pasta, alguém com certeza diria: "-Quem? Aquele que não foi no retiro...??"
 
Entendo perfeitamente que o retiro tenha seu lado positivo. Sair do meio de toda esta bagunça que fica a cidade não é má idéia. Mas ser "obrigado" a ir, por outro lado, também não acho bom. Na época, anunciaram que o retiro seria muito bom, que ficaríamos num sítio, com comida, e livres para curtirmos cachoeiras, rios, e tínhamos que pagar adiantado. Nada disso aconteceu. Ao chegar dentro do ônibus o presbítero leu uma enorme lista de "não-podes". Já começou chato. Ficamos num CIEP, sem poder sair pra nada, exceto o grupo todo junto, quando eles decidiam. Trabalho mal feito, mal organizado, uso de má-fé com nosso dinheiro(pois foi anunciado um sítio, e por isso pagamos), e um clima super chato de estarmos todos sendo vigiados 24 horas. Ouvia-se bem alto alguém dizer que “o crente não pode murmurar”. Um jeito de calar a boca de quem cobrasse seus direitos. Não via a hora daquilo tudo acabar e poder vir embora. Ao chegar, percebi que o retiro de nada adiantou, pois prolongaram os dias de festas e desfile nas ruas pelo resto da semana. Enfrentei bagunça do mesmo jeito. Não estou generalizando. Sei de retiros que são uma bênção. Não é toda igreja que age assim.
 
Mas será que nos tornamos "mais santos" ao sairmos do centro da cidade para nos retirar?! E asmicaretas (carnaval fora de época)? Temos que nos retirar também??? Não seria proveitoso evangelizar alguém?? Não digo evangelizar aqueles que só querem bagunça, mas encontrar alguém deprimido, sozinho... Não poderia?? Ló vivia com sua família no meio de povo impuro, até o momento em que DEUS MANDOU ele sair com sua família, pois Sodoma e Gomorra seria destruída. E Abraão ainda se preocupou em interceder por aquele povo.
 
"Então, viraram aqueles varões o rosto dali e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor. E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se, porventura, houver cinqüenta justos na cidade, destruí-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? Então, disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei todo o lugar por amor deles. E respondeu Abraão, dizendo: Eis que, agora, me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. Se, porventura, faltarem de cinqüenta justos cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. E continuou ainda a falar-lhe e disse: Se, porventura, acharem ali quarenta? E disse: Não o farei, por amor dos quarenta". (Gênesis 18:20-33)
 
Abraão desceu o número de justos até dez, para o Senhor não destruir aquela cidade. Quanto amor ele tinha por aquelas vidas, ainda que eles tinham tão duro coração! A geração de Moisés também não foi fácil. O povo pecou feio e mesmo assim Moisés intercedeu a Deus:
 
"Assim, tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito". (Êxodo 32:31,32)
 
Será que estamos intercedendo para Deus salvar este povo que está no mundo, no carnaval, ou queremos fugir prá bem longe, e ficarmos longe da responsabilidade de falar de Jesus, de interceder pelos livramentos de acidentes, etc?! Estamos isentos do "ide por todo mundo e pregai" durante o carnaval??? Não estou dizendo que os retiros são em vão. Como já disse, há retiros que são uma bênção. Aliás, onde o povo de Deus se reunir com um propósito sincero de buscar a Deus, reunidos em nome de Jesus, Ele está presente, e é uma bênção! Porque não seria abençoado?! Porque não sentiríamos a presença de Deus?? Todavia, devemos nos lembrar que nós fomos enviados como ovelhas no meio de lobos, e temos autoridade para pisar na cabeça de serpentes e escorpiões!!! Se não tivermos um amor sincero e profundo pelas almas perdidas deste mundo, estaremos apenas nos "retirando" de nossas responsabilidades. E o salmista Davi nos ensina a como não pecar contra o Senhor:
 
“Escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti”. (Salmo 119:11)


Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

0 comentários:

Postar um comentário