OBSCURANTISMO EVANGÉLICO


"Os principais frutos que algumas igrejas tem conseguido é magoar
as ovelhas, e fazer crescer ainda mais o número de desviados".
 
A juventude evangélica contemporânea, que assiste na TV as ofertas inovadoras, o marketing das tentações e não se cansa de novidades num ritmo acelerado, dificilmente se concentra com atenção nos cultos repetitivos de algumas igrejas. A liturgia eclesiástica em sua essência, quando não busca um excesso de espiritualidade sem coordenação, sem orientação bíblica, só encontra regozijo quando vem um pregador de fora com testemunho extravagante como do tipo "Já matei mais de mil...", e fora esses espetáculos, a igreja volta se arrastando aos seus Domingos eternos.
 
Que Deus esteja presente nos cultos, não restam dúvidas. "Onde estiverem dois ou mais..."  Prova disso são almas que, pela infinita misericórdia, se convertem em algumas reuniões. A questão em evidência não trata do fato de Deus estar presente ou não, mas do que poderíamos oferecer de melhor para o nosso Deus. A igreja não pode ver tudo pelo ângulo espiritual, visto que ainda estamos no mundo. (Tiago 2:16). Cabe a nós não deixar o peixe fugir da rede. Isso é responsabilidade da eklésia. "O que ganha almas sábio é".(Provérbios 11:30).
 
A comunidade evangélica tem seu nítido objetivo de ganhar as almas que estão perdidas no mundo para a igreja, mas, em alguns casos, parece não haver muito incentivo para mantê-las na igreja. No evangelismo pessoal ficamos perplexos ao entregarmos a maioria de nossos folhetos nas mãos de pessoas que já foram cristãs. Cada um explica-se em mágoas com líderes, mau entendidos, etc. Lá um ou outro desviou-se por nada, quando há um, por demais, é raro. A maioria contesta a maneira como o pastor lhe abordou, discussões por problemas externos, burocráticos, ou até mesmo eclesiásticos. A igreja parece viver um momento de cada um por si e Deus por todos! O amor, ingrediente indispensável em qualquer convivência, não transmite mais o seu calor no meio de muitos evangélicos (cristãos?). Vive-se muito em prol de si mesmo. As convenções e reuniões de portas fechadas perderam o amor ágape, elo primordial da unidade cristã.
 
O irmão caído dificilmente é procurado para uma ajuda, um conselho. É bem mais fácil "dedurá-lo" ao pastor. Essas atitudes são tomadas por "santões", que reservam em segredo seus pecados. Atitudes essas que jogam centenas de almas no mundo diariamente. O povo de Deus parece ser o único exército que mata os seus feridos. "O irmão ofendido é mais difícil de conquistar que uma cidade forte". (Provérbios 18:19)
 
A arcaica e pobre motivação da igreja limita-se aos retiros e excursões, que são, em sua maioria, caros, e ficam para os "filhinhos de papai" da igreja. Convivemos com uma maioria de irmãos que são da classe média baixa da sociedade. O poder aquisitivo não atende aos convites de passeio da igreja. Resultado: Quem tem dinheiro vai, quem não tem, fica. Ou passa pela prova. A prova consiste em o pastor, à frente da igreja lotada, pedir arrecadação para o irmão fulano "que não pode pagar". Um pouco mais de ética, e ele poupava o irmão desse vexame. Aliás, essas provas são incríveis: só acontecem na vida dos menos favorecidos. As provas estão em qualquer problema. Numa contestação parece ser mais fácil para o pastor se ver livre do caso atribuindo ao irmão a tirania da provação, e que "depois isso passa!" Nota: Nessa provação filhos de pastores não passam!!!. Problemas que envolvem os poderosos chefões são caso para reuniões à portas fechadas.
 
Deveria se prestar mais cuidado aos jovens, incentivando, não só com palavras, mas com atitudes. Não somente com cobranças de "doutrinas" de roupas, o que é obra do Espírito Santo. E o mais interessante nessas doutrinas é que implica na salvação até o pastor liberar. Por exemplo, até uns quarenta anos atrás, algumas igrejas proibiam ter televisão; ouvir rádio; beber refrigerantes; mascar chiclete; usar perfume; mulher não podia andar de bicicleta; mulher não podia ser vista conversando com homem algum; o casal de namorado não podia andar de mãos dadas! Calça jeans era sinal de fraqueza e a pessoa estava prestes a sair da igreja. E além do paletó e a gravata, tinha que usar um chapéu! Agora pergunto: Onde foram parar estas doutrinas? Não haviam sermões veementes?! Hoje, nessas igrejas, os problemas são outros, menores, mas não deixam de ser problemas. Ainda há preconceitos a outras denominações. Se numa família de cristãos onde maioria pertence a uma igreja legalista, alguém se converte numa outra denominação, há um certo desprezo, e o único elogio e incentivo que recebe é: "Ao menos ele não está no mundo...", como se a igreja legalista fosse a mais poderosa!
 
"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne." (Colossenses 2: 20-23). A palavra de Deus é clara. Mas parece que vivemos numa era obscurantismo dentro do próprio segmento evangélico! A maioria desses líderes jogam um fardo na ovelha. A bíblia nos adverte: "Fostes comprados por bom preço, não vos façais servos dos homens". (1 Coríntios 7: 23). E há em toda bíblia muitas exortações para não sermos levados por qualquer vento de doutrina.
 
O amor ao próximo é mais do que uma obrigação da igreja, é a prova de que realmente se pertence a Deus. Não se lê nada na bíblia que se identificaria os discípulos do Senhor Jesus pela roupa, mas pelo amor ao próximo. "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". (João 13:35). No convívio interno de muitas igrejas, nem todos são considerados valiosos só porque é "irmão". A aceitação social é concedida com bastante cuidado, na certeza de menosprezar os que não atendam seus interesses. Nem todos são considerados dignos, nem todos são aceitos. Pelo contrário, reservam seus elogios e admiração para alguns poucos escolhidos que foram abençoados com características que consideram de alto valor (leia-se dinheiro). É um sistema perverso.
 
E ainda há os que, sem conhecimento algum da bíblia, vociferam frases conhecidas, do tipo: "Não toqueis nos meus ungidos...Cuidado irmãos, não vamos falar do pastor, é pecado!" Claramente esses casos são o medo de se descobrir o pecado de alguns homens de púlpito, e a frase amedronta até quem tem a verdade para falar. Falar a verdade nunca foi pecado. Nem a bíblia escondeu o pecado de Davi! Então a bíblia está escandalizando Davi?! Quando a bíblia fala de "ungidos" refere-se à reis e príncipes da antiga lei. Nada ali se refere à pastores! Caso contrário, Jeremias estaria cometendo um pecado terrível ao afirmar: "Ai dos pastores que dispersam as minhas ovelhas". (Jer. 23:1) Ali sim, está bem claro aos pastores. Por que quase ninguém prega sobre isso na igreja? É a palavra de Deus?? Ou não??? Ou as passagens do velho testamento só servem para falar do dízimo? Ah, sim, o dízimo pode ser ao pé da letra...Não precisa de definições do hebraico, nem que significa outra coisa não. É dízimo mesmo e acabou!
 
Depois de Atos 2, da descida do Espírito Santo, todos nós nos tornamos ungidos de Deus. Não há mais acepção de pessoas. "E vós tendes a unção do santo". (1 João 2:20). É por isso que há um grande número de desviados da igreja. Colocam o pastor na posição de ungido especial e coisa e tal, e quando o escândalo estoura na mídia, cai no descrédito. Que a igreja do Senhor Jesus tenha mais amor ao seu próximo.
 
(Quero salientar aos amados leitores que o artigo acima não tende a generalizar a todos os irmãos, mas a refletir no comportamento de alguns cristãos na sociedade).
 
Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

0 comentários:

Postar um comentário