O PERIGO DE "DISTORCER" AS ESCRITURAS


Num diálogo com um irmão de outra igreja, percebi num momento em que falávamos sobre alguns assuntos, e um de nossos obreiros mostrou-lhe diversos trechos bíblicos refutando o legalismo e a religiosidade excessiva de alguns, ao que este irmão respondeu:
 
"-Devemos ter cuidado para não distorcermos as Escrituras..."
 
Quando ele disse isso, fiquei a me perguntar onde o outro irmão "distorceu" a Palavra, pois os versículos respondiam claramente. Creio que ele ficou sem resposta, e só pode se sair com essa, sem citar qual “distorção” o irmão fez. Ora, se houve alguma distorção, nada mais correto do que ele refutar biblicamente, como fez Jesus no deserto, repreendendo o diabo.
 
O que este irmão respondeu, foi baseando-se em 2 Pedro 3:16, que diz:
 
"...Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há
pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem
e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição".
 
Logo Pedro, que muitos dizem que era indouto, ele mesmo condena os indoutos que torcem a Palavra para a própria condenação. Pedro podia ser desconhecedor de outros assuntos, mas as Escrituras eles estudavam TODOS OS DIAS (Atos 5:42). O que singnifica a palavra "indouto"? ["indouto" = que tem pouco saber] Pedro tinha conhecimento das Escrituras.
 
Distorcer é justamente o que fazem alguns legalistas: Pegam um único versículo, que fala sobre "santidade", e enumeram uma enorme lista de "podes" e "não podes", que daqui uns vinte ou trinta anos acabam. A isso eles chamam de "sã doutrina" da igreja, e quem não obedece é rebelde, e pode ser excluído. A Bíblia condena a hipocrisia dos homens que proíbem aquilo que Deus não proibiu aos seus fiéis:
 
"Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças". (1 Timóteo 4:2,3)
 
Que base bíblica alguém poderia usar para proibir o casamento? Abstinência dos "prazeres da carne"? Fugir do "pecado"?? Poderíamos enumerar um monte versículos que tratam de "santidade" para tentar justificar a oposição ao casamento. Mas quem estaria com a razão?? Com certeza a Palavra de Deus nos traz a verdade! E talvez por isso os crentes bereanos, por analisar as Escrituras antes de dar credibilidade ao que Paulo e Silas pregavam, foram mais nobres que os de Tessalônica:
 
"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim". (Atos 17:11)
 
E o apóstolo Paulo ainda reforça a autoridade das Escrituras:
 
“Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”. (Gálatas 1:8)
 
O apóstolo Paulo adverte que ainda que ELE MESMO ou até mesmo um anjo do céu pregar outro evangelho, que seja anátema (expulso do vosso meio). Ou seja, Paulo não atribui nem a ele uma obediência cega, sem base no Evangelho de Cristo. Por isso, é responsabiblidade do cristão ler e estudar as Escrituras com afinco, afinal, ele vai estar obedecendo ao Senhor Jesus, que ordenou em João 5:39: "Examinai as Escrituras".
 
Se alguém lhe disser: “-Fulano distorce a bíblia...”  Pergunte a ele: “-Qual foi a distorção? Onde?? E qual é a resposta na bíblia?” Afinal, você precisa da resposta para não ficar na dúvida! Pois foi assim que Paulo advertiu sobre Himeneu e Fileto:
 
“Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita”. (2 Timóteo 2:18)
 
Ele disse qual heresia, e não apenas os chamou de heréticos. E Pedro nos ensina a estar sempre preparados para responder:
 
“E estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer
que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. (1 Pedro 3:15)

0 comentários:

Postar um comentário