O PASTOR PODE SER SOLTEIRO? (((Parte 2)))


"Então disse o Senhor a Samuel:...Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo". (1 Samuel 16:1,11,12)
 
Quando Davi foi enfrentar Golias, o filisteu, Saul lhe deu uma palavra nào muito animadora pra quem ia enfrentar um gigante:
 
"Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para
pelejar com ele, pois tu ainda és moço". (1 Samuel 17:33)
 
A vitória de Davi contra Golias não dependia do seu estado civil. Ter uma esposa é uma bênção! Ela pode ajudar e muito ao seu esposo que está a frente das batalhas que há no ministério pastoral. Mas esta não é a razão de seu ministério ser vitorioso ou não. Quando Jesus afirmou:
 
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". (João 10:11)
 
Ele não disse: "O bom pastor é aquele que é casado...que tem uma esposa..." Mas que o bom pastor, ou seja, o verdadeiro pastor, é aquele que se compromete com as suas ovelhas, que dá a vida pelas ovelhas. Acerca de casar ou não, Paulo é bem claro:
 
"Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria que o homem
não tocasse em mulher". (1 Coríntios 7:1)
 
Como lemos na Parte 1 deste artigo, o termo "homem" na Bíblia se refere a todos os homens, independente de ter ou não cargo ministerial.
 
No livro de êxodo, apesar de Moisés ter casado com Zípora, que diferença fazia uma esposa em sua jornada pelo deserto? Na travessia do Mar Vermelho?? Moisés ficava até 40 dias no monte, como nos relata as Escrituras. Haveria maior dificulade para um solteiro?! Ou muito mais para um casado???
 
Mas se analisarmos bem, a grande maioria dos que criticam os pastores solteiros, sofrem de uma insegurança muito grande. Principalmente se o pastor tiver uma boa aparência, surge um medo muito grande da esposa o "trair com o pastor". Mas esse já é um outro motivo para a rejeição a um pastor solteiro. Para o azar destes apologistas do matrimônio, os inúmeros casos de adultério com pastores casados tem decepcionado suas teorias. Uma pena! Quando o apóstolo Paulo aconselha:
 
"Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu".
(1 Coríntios 7:8)
 
Ele não dita isso como uma regra moral coletiva, mas pela disponibilidade para a obra de Deus. quanto mais tempo para a Seara, melhor. Ele mesmo completa mais abaixo:
 
"Mas, se não podem conter-se, casem-se". (1 Coríntios 7:9)
 
Ele não diz: "Mas se quiser ser PASTOR, que se case". Não! O fator é: "se não podem conter-se, casem-se". Alguns talvez questionem: "-Mas como um pastor consegue ficar solteiro?" Ora, se eu "posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13), porque questiono o fortalecimento na vida de um pastor que é solteiro?! Ou os jovens da mocidade também não podem aguardar o casamento e vivem caindo uns com os outros durante o namoro e noivado?? Não é uma situação que também requer vigilância?!
 
Será que um pastor que por acaso vier a ficar viúvo, tem que ser imediatamente retirado do cargo??? Ora, afinal ele vai ficar como um solteiro. Deve ser "desconsagrado" do ministério pastoral?! Assim como o jovem solteiro, o pastor viúvo não teria graça, unção e fortalecimento do Senhor para pastorear?! Alguns acham pecado um pastor ser solteiro, mas não acham pecado sair de casa para a igreja brigados com a esposa, e ainda ministrar a Santa Ceia. Uma realidade que acontece todos os dias, em todos os lugares, em qualquer igreja. Seria isso menos pior que um pastor ser solteiro?!
 
Se Davi foi ungido Rei ainda mancebo, se venceu Golias ainda moço, detonando a sabedoria de Saul, se Samuel foi chamado aos doze anos de idade, se Jeremias se achava uma criança e recebeu as ordens do Senhor, se Paulo viveu sozinho e cumpriu seu ministério, então está claro que um pastor pode ser solteiro sim, e ser um excelente pastor, um vitorioso, mais que vencedor, em nome de Jesus Cristo.
  
"Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor, mas quem é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar a sua mulher, e está dividido". (1 Coríntios 7:32-34)

0 comentários:

Postar um comentário