FÉ, ORAÇÃO E BATALHA ESPIRITUAL


A poucos dias eu fui numa reunião de oração, e vi um rapaz orando da seguinte forma: "-Senhor, eu quero ver esta nação convertida...este Brasil é do Senhor...eu desafio o inferno...eu desafio o cão...etc...etc...etc..."Saindo dali fomos conversar e depois de algum tempo de diálogo ele me confessou, já quase chorando, os problemas difíceis que está enfrentando em casa, com a esposa, com a família, e que estava quase largando tudo. Não sou cético quanto as orações de desafio. Mas poxa vida, como uma pessoa que está abalada com alguns problemas dentro de casa, vai desafiar o inferno? Fez uma oração tão bonita, que impressiona pela ousadia, e está a ponto de abandonar o lar, a família!

Fatos como esse ocorrem todos os dias, em muitas igrejas, e é fruto de um neopentecostalismo emocional, onde a razão e o conhecimento não tem espaço, e as manifestações espirituais tem uma importância superior aos frutos. Ser pentecostal não é sinônimo de suicídio mental. Falar em línguas estranhas, ter visões e revelações, tem que andar paralelas as Sagradas Escrituras, ao conhecimento, a sabedoria, ter respaldo bíblico! Do contrário terá se criado no meio cristão uma espécie de espiritismo evangélico, onde se corre atrás de manifestações espirituais, e não de viver uma vida cristã baseada no Evangelho. 

Não estou dizendo que não se deva orar pelo nosso país, não é isso. Muito pelo contrário, eu incentivo: orem pelo Brasil! Esta nação precisa mesmo de nosso clamor. Mas que a nossa casa espiritual esteja alicerçada na Rocha. Senão qualquer vento derruba. Antes de orar pelo país, governo, desafiar o inferno e etc, a pessoa deve antes de tudo orar pela sua família, seu lar. 
"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente
dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel"(1 Timóteo 5:8)

Bíblia nos diz o seguinte:

"Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor,
bramando como leão, buscando a quem possa tragar"(1 Pedro 5:8)

O apóstolo Paulo deixa bem claro que ele não ignorou os ardís de Satanás! (2 Coríntios 2:11) Não estou aqui exaltando o diabo. Jamais! Em Cristo Jesus nós somos mais que vencedores! Mas esse negócio de crente ficar dizendo que "satanás está aqui...debaixo do meu pé...",  além de não resolver nada, não condiz com a realidade, e demonstra uma tremenda falta de maturidade cristã! O apóstolo Paulo, que era um homem de oração, como nós bem sabemos, foi o maior missionário de todos os tempos, um homem de grandes vitórias, enfrentou problemas com o diabo:

"Pelo que bem quisemos, uma e outra vez, ir ter convosco, pelo menos eu,
Paulo, mas Satanás no-lo impediu"(1 Tessalonicenses 2:18)

O próprio Jesus ficou 40 dias no deserto, e o diabo ficou cara-a-cara com Ele para o tentar! E, como um conselho para amadurecimento e fortalecimento espiritual, aos demais discípulos Ele reforçou:

"Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder"(Lucas 24:49)

A fé, apesar ser uma loucura PARA O MUNDO, não é para o cristão tomar atitudes loucas em nome da fé, sem ter uma direção divina. Prova disso é o que o Senhor Jesus nos orienta:
"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos
gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicercese não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo:
Este homem começou a edificar e não pôde acabar"(Lucas 14:28-30)

O texto bíblico acima não pode ser encarado como um desânimo a fé nas coisas impossíveis, mas como um alerta a não agir preciptadamente, pois até mesmo no sobrenatural Deus age em coerência com as Sagradas Escrituras. Todo cristão tem lutas, provas, seja no lar, na igreja, no trabalho, e nem por isso deve-se deixar de orar, de repreender o inimigo, de declarar a nossa vitória, que o Senhor Jesus já nos garantiu quando morreu e ressuscitou por nós! O que o cristão não pode é viver uma contradição: querer ganhar o mundo e estar pensando em abandonar a família!

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

1 comentários:

  1. sabe Pastor Denis tudo que tens escrito é bem verdade tenho visto, pessoas dentro da igreja dizendo que tem mais unção mais poder de Deus, falando em línguas estranhas sem intérpretes, pessoas fracas e sensíveis à profecias de baal, pessoas dizendo que Deus derramou óleo de missionário sem a presença de testemunhas e usando a palavra para exortar e machucar e não restaurar ,mas eu creio que através de Círculos de Oração com irmãs orando e intercedendo pela graça e amor de Deus eu creio que teremos Vitória em Cristo Jesus, gosto dos seus textos me ajudam muito...Deus o abençoe

    ResponderExcluir