Cisternas Rotas!

 "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas". (Jeremias 2:13)

Na região da Palestina era comum a construção de cisternas para armazenar água, por ela não ser abundante. Eram cavadas na pedra porosa, e depois impermeabilizadas com cal e areia. Mesmo assim muitas acabavam por fender-se e a água esvair-se. Além disso, a qualidade da água nem se comparava com a que brotava do manancial. 
Nesta passagem Jeremias destaca a seriedade do pecado de Judá. "A mim me deixaram". O povo deixa de buscar na Verdadeira Fonte, Deus, para acreditar em cisternas criadas pelo homem, que pensavam armazenar uma "boa" água para o povo. Mas estas cisternas sempre acabavam por fender-se, a água ir embora, e o povo continuar com sede. O gosto da água era ruim, mas mesmo assim bebiam.
"E cavaram cisternas". Quando o homem deixa de buscar em Deus e na sua Palavra a verdadeira fonte de água, começa a cavar achismos, heresias, pensando em alcançar uma "vida santa", que além de se contradizerem com a Palavra de Deus, deixam o povo sempre com sede. O Senhor Jesus exortou isso em Marcos 7:1-8:
"Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coraçäo está longe de mim. Em väo, porém, me honram, ensinando doutrinas que säo mandamentos de homens. Porque, DEIXANDO o mandamento de Deus, retendes a tradiçäo dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas".
A verdadeira Fonte de Água Viva é o Senhor Jesus e a sua Palavra. As "doutrinas" dos homens, além de não estarem na Bíblia, só servem para confundir, dividir e criar apostasia.
"O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas". (Isaías 55:1)
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o
que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva". (João 4:10)
"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pós-se em pé, e clamou, dizendo:
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a
Escritura, rios de água viva correräo do seu ventre". (João 7:37,38)

0 comentários:

Postar um comentário