A APARÊNCIA DE JESUS


As pessoas têm se preocupado tanto com aparências. O que vestir, o que falar, como se comportar. Posso ir a praia? Posso usar brincos? Posso usar camiseta? Posso usar uma bermuda? Aparências, aparências, aparências...


Jesus comeu em casa de fariseus.
Jesus curou o servo de um centurião romano.
Jesus perdoou uma adúltera, indo contra a lei que mandava apedrejá-la.
Jesus expulsou os mercadores do templo de forma nada discreta.
Jesus foi a uma festa de casamento, e quando faltou vinho, fê-lo surgir de tonéis de água.
Jesus perdoou um ladrão que estava sendo crucificado ao seu lado.
Jesus curou no sábado e comeu sem lavar as mãos.
Jesus não se defendeu quando foi acusado.
Jesus elogiou a atitude da mulher que lhe lavou os pés com lágrimas e os secou com seus cabelos.


Jesus fugiu de todas as regras de aparência por amor a nós. Porque a Igreja de Cristo hoje se preocupa mais com aparências do que com o amor ao próximo?? O que é certo ou não fazer não depende do que o mundo acha certo, ou mesmo do que a igreja acha certo. Não são convenções que devem ditar nosso comportamento, mas uma vida santa segundo a palavra de Deus. Quer saber como se comportar? A bíblia diz: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". Consulte sua consciência. Todas as vezes que os padrões humanos são confundidos com "santidade ao Senhor", vem a apostasia, a confusão, a hipocrisia. Ao visitar um pais de cultura diferente (onde o nosso Deus é o mesmo), vê-se irmãos abençoados, homens e mulheres de Deus usarem trajes decentes, mas longe das que são impostas como regra aqui. Um forte sentimento de frustração toma conta do coração, pois descobre-se que os anos a fio que se esforçou por mostrar santidade em roupas sociais, nem um pouco agradáveis num país de clima tropical, tudo foi em vão.


O amor ao próximo tem que estar acima de convenções, o que, infelizmente, anda em falta no Corpo de Cristo. Julga-se o irmão por dançar durante um culto, ou fala-se mal da irmã que foi à praia, que usou uma calça-comprida (mesmo decente), mas o interesse da maioria hoje pela vida do irmão não passa disso. Não querem saber se o irmão está passando por algum problema, não se oferecem para orar juntos, não jejuam pelos irmãos, não buscam a palavra juntos. Apenas julgam. Esquecem de Tiago, que diz: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei e julga a lei. Ora, se julgas a lei não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?" (Tiago 4:11) Vamos esquecer de observar esta ou aquela conduta dos irmãos, vamos nos ater mais ao amor do mandamento deixado por Jesus, amar ao próximo como Ele nos amou.


A maioria das doutrinas de algumas igrejas são verdadeiros "guias de boa conduta cristã", e geralmente tão diferentes uns dos outros quanto o gelo do fogo. Todos arrogam a si o conhecimento da verdade, única e suprema, e que todos os outros estão sem santidade. Se esquecem que a única Verdade é Jesus Cristo, que além de ser A Verdade, é também o Caminho e a Vida. Se você acha que é errado crente usar biquini e se sua esposa, ou irmã, ou filha compartilham da mesma opinião, bem, então elas que não usem. Mas se elas discordam, ou mesmo se você acha que não há mal nisso, não tire a liberdade, o livre-arbítrio que Deus dotou suas criaturas. O cristão reserva-se o direito de aconselhar, exortar, com amor, sinceridade, mansidão, e não de proibir, criando um "talebã" evangélico. Nosso Deus não é Deus de confusão. E o que se tem vistos nos lares e igrejas? Verdadeiras confusões, porque um quer usar uma coisa, outro acha que não pode, por isso e por aquilo. Discussões, desavenças, filhas fugindo de casa, etc... Que cada cristão venha a meditar, não somente no seu jeito de se vestir, mas no seu jeito de lidar com o seu próximo.


“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.
(João 13:35)

0 comentários:

Postar um comentário